terça-feira, 7 de março de 2017

Arthur Efland

   Nascido em 1929, orientou os programas de estudos artísticos para o ensino básico e secundário no Estado do Ohio, é professor universitário emérito da Universidade Estadual do Ohio e um influente investigador na área da Educação Artística, autor de diversas obras sobre o tema, nomeadamente Art and Cognition: Integrating the Visual Arts in the Curriculum ou A History of Art Education
   Este autor definiu quatro correntes de ensino na Educação Artística: a mimética-behaviorista (imitação da natureza e das formas naturais), a pragmática-reconstrucionista (a arte é algo instrumental, contribui para a resolução de problemas), a expressiva-psicanalítica (é dada importância à individualidade e criatividade do aluno) e a formalista-cognitiva (observação e estudo de obras de arte consideradas superiores, para que o aluno desenvolva uma técnica excelente e complexa). 


(Fonte da imagem: https://aaep.osu.edu/people/efland.1 - Faculdade em que é Professor Emérito.)

Fonte utilizada para as correntes de ensino em Educação Artística:
SILVA, C. (2010). A Cultura Visual na Educação Artística - "Entre Sila e Caribdes". (Dissertação de Mestrado em Educação Artística.) [Consult. 7 março 2017]. Disponível em WWW: <URL: http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/2354/2/ULFBA_TES360.pdf>.

(O nome dos livros que escreveu foi pesquisado em livrarias on line: Fnac, Bertrand e Wook.)

Sem comentários:

Enviar um comentário