Esta artista plástica norte-americana escolheu utilizar redes de pesca como elemento principal das suas esculturas após uma viagem à Índia. De início eram redes totalmente artesanais, hoje, dada a magnitude dos seus trabalhos, usa redes de fabrico industrial.
No vídeo abaixo encontra-se uma das suas obras de arte mais recentes (2015), denomina-se 1.8 e pretende demonstrar que quando uma pequena parte da estrutura se move, a sua totalidade é afetada.
(Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=DQ4wyAS9j8c)
Em Portugal, no Porto (mais especificamente em Matosinhos) é possível visitar uma das esculturas da artista desde 2005. Esta é conhecida pelos locais como "anémona" e foi a primeira instalação pública permanente produzida por Janet Echelman. O seu design foi pensado como uma homenagem à indústria piscatória da região (ver fotografia abaixo).
(Fonte da imagem: http://www.echelman.com/project/she-changes/. Site da própria artista.)
O link que se segue remete para o portefólio pessoal da artista, contém um capítulo biográfico que foi utilizado para compor o texto acima.
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