domingo, 30 de abril de 2017

Futurefarmers

   O grupo foi fundado em 1995 por Amy Franceschini e uniu artistas de diversas áreas. O seu objetivo consiste em investigar questões de cariz social através de projetos que não terão um resultado controlado previamente. Uma das características das suas instalações é o jogo, ou a brincadeira que permitem o acesso a assuntos difíceis de uma forma descomplicada. 
   Por outro lado, as situações que escolhem abordar correspondem muitas vezes a uma comunidade específica. Exemplo disso são os Victory Gardens, projetados para a cidade americana de São Francisco com o apoio das autoridades locais e da associação Garden for the Environment. Neste caso, os Futurefarmers incentivaram os cidadãos a cultivar pequenas hortas em casa e em espaços urbanos, oferecendo para o efeito um pequeno kit e workshops sobre as melhores maneiras de cuidar das hortas. Em paralelo, foi criado um banco de sementes da cidade. 

Todas as informações sobre o grupo e os seus projetos aqui: http://www.futurefarmers.com/.





1. Victory Gardens, São Francisco



2. Vídeo acerca do grupo Futurefarmers 


quinta-feira, 27 de abril de 2017

Espaço Virtual

   Pierre Lévy, filósofo e sociólogo francês, é um dos seus principais defensores, afirmando que a internet tem o poder de desenvolver um grupo social. Este autor tem explorado o conceito de inteligência coletiva, isto é, a soma da inteligência dos vários elementos de uma sociedade, das suas memórias e ideias, o que conduz a uma troca de conhecimentos. Ora, apesar de este fenómeno já acontecer há muito tempo, desde o começo da humanidade, o mundo digital trouxe uma maior interatividade entre as pessoas, possibilitando uma transação de saberes mais rápida e constante.
   Assim, o virtual não é algo que tenha surgido agora, mas é muito anterior à existência do computador e advém do mundo abstrato; tem a ver com a significação que damos às coisas. No entanto o ciberespaço (ou espaço virtual) representa a criação de redes entre indivíduos, nele há comunicação de informações, mas também de elementos culturais, cada pessoa constrói-se e revela aquilo que considera relevante sobre si próprio.
   O vídeo que se segue é um excerto da opinião do autor sobre este assunto - "O que é o virtual?".



Referências Bibliográficas:
Wikipedia (2017). Pierre Lévy. Wikipedia Foundation. [Consult. 27 abril 2017]. Disponível em WWW: <URL: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pierre_L%C3%A9vy>.

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Ana Juan

   Esta autora é uma conhecida ilustradora espanhola, licenciada em Belas Artes pela Universidade de Valência, que em 2010 ganhou o Premio Nacional de Ilustración concedido pelo Ministério da Cultura. Ana tem tido oportunidade de expor o seu trabalho individualmente ou em exibições coletivas. 
   Atualmente e até 11 de junho, no Museo ABC de Dibujo e Ilustración, em Madrid decorre a exposição Ana Juan, Dibujando al otro lado. Quem a visitar deverá descarregar uma aplicação gratuita para o telemóvel ou tablet que ajudará a compreender o processo criativo por de trás de dois projetos editoriais da autora. Além disso, poderá entrar num jogo virtual relacionado com a aventura em livro Erthaland, Snowhite's Secret Tale. Por este motivo é considerada pelo museu uma exposição interativa.







https://vimeo.com/148864715 - vídeo acerca da exposição em Madrid.

Referência Bibliográficas:
ABC Museo (s. d.). Exposición: Ana Juan - Dibujando al otro lado. Madrid. [Consult. 26 abril 2017]. Disponível em WWW: <URL: http://museo.abc.es/exposiciones/2016/12/ana-juan-4/128780>.
Wikipedia (2017). Ana Juan. Wikipedia Foundation. [Consult. 26 abril 2017]. Disponível em WWW: <URL: https://en.wikipedia.org/wiki/Ana_Juan>.

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Tomás Saraceno

   Este artista argentino tem pesquisado continuamente no campo das artes, engenharia, arquitetura e ciências naturais para produzir esculturas flutuantes, bem como instalações interativas. Os seus objetivos consistem em utilizar a tecnologia para tornar a vida na Terra sustentável e sensibilizar o público para estas questões. Nos últimos anos tem criado parcerias com algumas instituições de renome, tais como o Museu de História Natural de Londres e o Instituto de Tecnologia de Massachusets.
   No próximo mês de maio decorrerá a sua maior exibição de sempre na Suiça, intitulada Aerosolar Journeys, apresentada pelo Museum Haus Konstruktiv. O visitante poderá ver esculturas que flutuam sem recorrerem a qualquer combustível fóssil, gás ou eletricidade, o seu movimento provém unicamente do vento, do sol e do ar.
   Mais informações sobre o artista e a sua obra aqui: http://tomassaraceno.com/. Seguem-se dois vídeos que explicam o processo de construção das estruturas aerosolares. 





quarta-feira, 12 de abril de 2017

Tino Sehgal

   Este artista de origem inglesa estudou economia, dança e arte conceptual na Humboldt University e desde cedo dedicou-se sobretudo a performances dançadas. Todavia, todo o trabalho de Sehgal tem uma particularidade, raramente pode ser registado a não ser na memória do público. Das suas criações não fazem parte objetos físicos, são apenas situações construídas com recurso à voz, linguagem, movimento e interação; são coreografias cujo palco é habitualmente um museu ou galeria de arte. 
   Este artista trouxe consigo a controversidade da arte efémera e de haver uma transação económica para assistir a uma performance num determinado espaço e momento, que regra geral não poderá ser registada em fotografia ou vídeo, para que não seja comprada/vendida dessa forma. Para mais informações sobre o seu trabalho e biografia, consultar aqui: https://www.guggenheim.org/artwork/artist/tino-sehgal





Referências Bibliográficas:
Wikipedia (2017). Tino Sehgal. Wikipedia Foundation. [Consult. 12 abril 2017]. Disponível em WWW: <URL: https://en.wikipedia.org/wiki/Tino_Sehgal>.

segunda-feira, 10 de abril de 2017

Tania Kovats

   Artista britânica multidisciplinar, tem criado obras de arte de escultura, desenho, pintura, etc. No início da sua carreira recebeu um prémio pelo trabalho Virgin in a Condom, muito controverso, mas entretanto abandonou esse tipo de temáticas e recentemente tem-se dedicado a explorar questões relacionadas com a arqueologia, a natureza e a paisagem.

Virgin in a Condom 


Colony


Referências Bibliográficas:
Independent (2012). In the studios: Tania Kovats, Artist. London: Independent Digital News & Media. [Consult. 10 abril 2017]. Disponível em WWW: <URL: http://www.independent.co.uk/arts-entertainment/art/features/in-the-studio-tania-kovats-artist-8182398.html>.

sábado, 8 de abril de 2017

Laboratório de Artistas

   No concelho de Vila Franca de Xira, onde resido, existem diversas escolas com formação artística. Este ano decorreu a 6º edição do Laboratório de Artistas, um encontro que reúne todos os alunos destes cursos numa troca de experiências, convívio e também com oportunidades para fazer novas aprendizagens através de workshops sobre várias técnicas.
   O link que se segue permite assistir a uma pequena entrevista sobre o encontro, apresentada pela gira, uma revista online e em papel, gratuita, deste mesmo município.

https://www.facebook.com/revistagira/videos/317100032040838/




(Todas as imagens são um print screen do vídeo a que pertence o link acima.)


quinta-feira, 6 de abril de 2017

Criar Conteúdos Educativos para a Media Social

   Os memes e sobretudo os infogramas podem ser utilizados para ensinar conteúdos do programa escolar. O professor apenas tem de selecionar a informação que pretende transmitir aos alunos e organizá-la de um modo atrativo. Durante a aula tem a oportunidade de avaliar se o objeto de estudo que criou suscitou interesse e novas aprendizagens e o que pode ainda melhorar na sua conceção. 
   O docente pode também criar uma página online (conta de facebook ou de google+, por exemplo) onde publica material que criou para os alunos (como os infogramas) e partilha páginas que possam complementar o seu estudo. Estas publicações devem manter uma periodicidade constante, definida à priori. 
   A imagem que se segue exemplifica o que é um infograma.


quarta-feira, 5 de abril de 2017

Currículo

   O currículo são as atividades que os alunos fazem dentro de um programa previamente estruturado e que têm como objetivo que estes assimilem determinados conteúdos. Do currículo também fazem parte os meios que permitem a realização dos exercícios de aprendizagem, como as mesas e cadeiras da sala de aula ou o quadro de giz. 
   Existe ainda um outro tipo de currículo, aquele que está oculto e que pretende transmitir valores e conhecimentos que não podem ser mencionados diretamente, como fazendo parte do programa escolar. É o caso da violência no namoro ou em casa. Ao abordar este género de situações, o professor alerta para a necessidade de os alunos não as aceitarem, mas denunciarem. Sem conhecimento, uma aluna pode admitir que o namorado lhe bata por considerar que não é nada de especial, que é só uma bofetada e que ela até a mereceu. Mais tarde, a mesma aluna pode ver-se envolvida em situações com um maior grau de violência porque não percebeu a tempo que aquela situação estava fora de controlo.



Outras informações sobre o tema em Google+:

terça-feira, 4 de abril de 2017

Pixlr

   O site que se segue é um programa gratuito que permite fazer montagens com imagens ou fotografias, adicionando-lhes descrições. Desta forma é possível criar memes, cartazes publicitários, pequenos vídeos, etc. 

    https://pixlr.com/

   A próxima imagem foi aquela que eu e a Joana reeditámos com o dito programa na aula.